apagando programas


desinstalar um programa no MAC é tão simples quanto instalar, basta remover o arquivo (jogar na lixeira).


para quem vem do mundo windows isso soa um tanto quanto estranho – lá no mundo  Win é necessário executar o Unistall que apaga não só o executável (EXE) como também os arquivos de configuração que ficam geralmente na pasta \Arquivos de Sistemas.

no MAC OS, podemos dizer que o sistema é blindado, não gerando outros arquivos, diretórios ou coisas parecidas no seu computador, apenas o executável – mas há exceções.

há bons (e gratuitos) programas para Windows e Mac OS que nos ajudam nestas tarefas de garantir que nenhum vestígio do programa eliminado ficou no sistema perdido ocupando espaço.

para o mundo MAC recomendo o TRASHME, ele faz esta tarefa ingrata e esquecida pela grande maioria dos usuários de computadores pessoais.

mas se você quiser fazer sua manuntenção manual, quiser garantir, gostar e conhecer um pouco mais de tecnologia há como fazer esta limpeza manual.

no MAC os arquivos (quando gerados) ficam gravados na pasta usuário/biblioteca/preferences/nomedoprograma.plist – apagar os arquivos com extensão PLIST também zera a configuração de um aplicativo, por exemplo se você está usando um aplicativo que se corrompe, e não inicia de jeito nenhum, você pode apagar o arquivo correspondente (sempre vem com o nome do programa.plist) e inicar o aplicativo, ao iniciar o arquivo é gerado novamente – não há necessidade de se reinstalar programas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s