10 anos depois


todas as versões, da esquerda para a direita: Cheetah/Puma (1a), Jaguar (2a), Panther (3a), Tiger (4a), Leopard (5a), and Snow Leopard (6a).
todas as versões, da esquerda para a direita: Cheetah/Puma (1a), Jaguar (2a), Panther (3a), Tiger (4a), Leopard (5a), and Snow Leopard (6a).

esta semana a Apple e o mundo comemoraram os 10 anos do sistema operacional que se tornou sinônimo de confiabilidade, rigidez e segurança – há uma década em 13 de setembro a Apple apresentava o MAC OS X.

é bem verdade (e não sou louco de tentar falar o contrário) que o Mac OS X tem muito menos mercado que a família Windows (XP, Vista e 7),  também é bem verdade afirmar que a Microsoft simplesmente copiou descaradamente várias funções existentes no Mac OS X desde seu lançamento em 2000.

para quem usa diariamente os 2 sistemas ou conhece bem o OS X sabe do que estou falando, e das diferenças entre os dois sistemas.
lembro que há pouco mais de um ano quando mergulhei no mundo do OS X minha primeira impressão foi de dificuldade, me sentia perdido, tentava seguir os mesmos passos que estava viciado a fazer inconscientemente no meu Notebook-Windows do escritório.

pouco menos de 10 dias depois já estava viciado e já me perguntava – porque no windows também não é assim.
como sou de TI, alguns quesitos técnicos me saltam aos olhos:

1. tempo de ligar e desligar o Notebook – no Mac OS X leva-se cerca de 3 a 5 segundos – no Windows 30-45 segundos!

2. travamento – no Mac OS X arrisco a dizer que não chegaram a 5 neste mais de um ano e pouco, o meu Windows trava pelo menos uma ou 2 vezes por semana; inclusive hoje mesmo precisei reiniciar meu PC umas 3 vezes até o Windows 7 entender que tinha trocado a senha e que não era necessário entrar no módulo de segurança (!!!???).

3. por fim os vírus/invasões – é bem verdade que pelo parque de PCs-Windows ser de aproximadamente 90% contra 7% dos Mac OS X o número de pragas virtuais tende a ser proporcional, mas vírus em Mac pra mim é igual a ET de Varginha, sei que tem mas nunca vi!

4. visual – a elegância do OS X pra mim não se compara ao Win7, que faça-se justiça fez a Microsoft melhorar muito neste quesito.

vale a pena ver
bom sem mais papo furado vamos matar a saudades e ver as KeyNotes da Apple de 2000 quando do lançamento do Sistema que revolucionou o mercado, ver Jobs ainda com cabelos negros e a platéia indo a loucura com os gráficos e efeitos (como o minimizar telas) que eram novidades pra época.

são 3 vídeos dos anos 2000:

One Comment

Add yours →

  1. hahahaha adorei o comentário “vírus em Mac pra mim é igual a ET de Varginha, sei que tem mas nunca vi!” hahahahahaha

    assino embaixo de tudo o que vc escreveu. :)))

Deixe um comentário

