barrigada do UOL, twitter não perdoa!


Ola, desta vez resolvi postar aqui minhas impressões sobre o twitter, fugindo um pouco do mundo da Apple 😉
apesar tenho algumas coisas a mais, pra falar (ainda esta semana, espero) depois de ver o filme Piratas do Sillicon Valley.

Bem vamos lá, porque do twitter?
Todo mundo sabe, ou soube durante a Copa do Mundo da força e fama que o twitter ganhou devidos as notícias que circularam pelo mundo na ocasião do evento esportivo, mas creio que o primeiro grande acontecimento do microblog foi até um pouco anterior a Copa, talvez durante as eleições no Iran.

Na ocasião muitas forças de oposição do País Persa denunciaram e relataram eventos que aconteciam no País pós-eleições, foram dias de muito agito lá em Teeran e no microblog…  a ferramenta foi usada pela oposição para denunciar e acabou sendo censurada no Iran.
Ai veio a Copa  com o famoso e debochado Cala Boca Galvao que tomou conta do mundo sendo manchete no Brasil e no exterior sendo noticiado até por fontes renomadas como CNN e  Times, por exemplo.

Até ai… nenhuma novidade!
Sou usuário do twitter desde o final de 2008, mas nesta sexta-feira, dia 24/09 é que tive a real dimensão da força do serviço, em como a coisa se espalha em minutos…
Tudo porque a Folha/UOL deram uma “barrigada” como se diz na imprensa, com a “morte do Tuma” desmentida em poucos minutos…
Por acaso, eu tinha acabado de entrar no site, e como todo mundo me assustei com a manchete em letras garrafais nos portais citados, mas qual foi a minha surpresa (e a de todos) quando em menos de 5 minutos a notícia simplesmente sumiu de ambos os sites, pois descobriu-se que era um boato…
Pronto – o termo Tuma já estava entre os 10 mais citados do mundo no microblog, e veja bem, estou falando de 5 minutos!

E foi assim até o início da noite, chovendo comentários sobre o Tuma … até por volta de umas 20/21h quando o termo saiu do top10 global (pelo que eu notei).

Folha/UOL na última sexta-feira
Folha/UOL na última sexta-feira

Com o serviço de micro-postagem nada mais passa desapercebido… e é engraçado saber o que mundo está fazendo naquele momento – não é atoa que o twitter mudou seu slogan para “What’s happening?”.

O twitter nada mais é que uma rede social  de compartilhamento de notícias (ou tem se tornado isso), ao contrário de Facebook e/ou Orkut que tratam do lado mais pessoal… talvez por isso me apeguei facilmente ao microblog porque somos cada vez mais ávidos por noticias, somos bombardeados por informações e o que vc não leu a tarde na capa da Folha a noite já está no arquivo “morto”, a atualização agora é por minutos ao contrário de horas e períodos como era antes dos anos 2000.

O legal do blog, ou melhor microblog é que existem diversas ferramentas que auxiliam na postagem, ao invés de se usar o twitter.com, seja pelo celular ou por extensões do Firefox ou aplicativos instalados nos Macs (e PCs): eu por exemplo uso muito o Echofon para iPhone e para o Firefox.

Pra quem ainda não conhece ou não se rendeu ao twitter, seguem alguns comentários compilados:

Hashtag: é a forma de indexar seu comentário, etiquetá-lo, classificá-lo – para usar basta colocar o símbolo # na frente da palavra, por exemplo #futebol, outro exemplo, na época da eleição no Iran que falei há pouco, todos que postavam sobre a situação em Teeran e/ou as mídias postavam no final do comentário a hashtag #iranelection.

Alguns hashtag famosos no mundo:  #ficaadica, #comoassim, #followfriday, #fail, #facts, qualquer um pode postar e criar hashtag há também uma lista dos mais usados em www.hashtags.org.

@nome_do_usuário: é a forma como você é identificado, seu endereço, exemplo: @eduardo, @silviosantos…

RT: é mais que uma questão de etiqueta, chega a ser uma “regra” do microblog você mencionar a fonte de sua informação quando você vai republicar algo que alguém publicou, o chamado Re-Tweet (RT) seguido do nome como por exemplo, RT: @eduardo: texto com a notícia.

Bom falei de mais… na verdade este post era só para ser um “minhas impressões do serviço” e não um mini manual do usuário… se quer saber mais acesse o artigo do Wikipedia que está bem completo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s