entendendo a taxa de download


é fato que as operadoras não agem de “boa fé”;
é fato que a lei permite, não só aqui no Brasil, mas nos USA também por exemplo, que a taxa nominal seja inferior a adquirida;
é fato que estamos cada vez mais dependentes da internet.

Mas por que isso acontece? Por que contratei uma coisa e quando recebi era outra completamente diferente?

Este fato acontece porque estamos falando de medidas diferentes. E essa confusão, na maioria dos casos, deve-se ao prefixo “Mega” pregado pelas prestadoras de tais serviços que fazem com que muitas pessoas acreditem estar contratando um serviço com velocidade em Megabytes enquanto na verdade ele está em Megabits.

Megabytes e Megabits

Como o termo Megabyte é muito mais conhecido do que Megabit, o anúncio de uma velocidade como “Mega” sem dúvidas traz certa confusão, ainda mais porque são medidas diferentes. Para entender esta diferença, vamos começar fazendo a conta com as medidas “básicas”. Cada byte é composto por 8 bits, um kilobyte é composto por 1024 bytes e logo, um megabyte possui 1024 kilobytes.

A taxa de transferência normalmente é expressa em KB/s (kilobytes por segundo). Se um byte é igual a oito bits, obviamente a taxa de transferência terá um valor oito vezes menor. Partindo desta premissa, se você quer saber qual será sua taxa real de download, faça o cálculo “dividindo por 8”.

tabela de downloadfonte: baixaki.

time capsule

O roteador Time Capsule, da Apple, é a melhor opção já testada pelo INFOlab para quem deseja compartilhar e reproduzir conteúdo multimídia. O aparelho trabalha no padrão 802.11n com frequência de 5 GHz, a configuração ideal para fazer streaming de vídeo em alta definição pela rede. Ele ainda tem disco rígido de 1 terabyte e uma porta USB, que serve para ligar impressoras ou dispositivos de armazenamento, como pen drives. O preço, como era de se esperar, é uma facada: 999 reais.

O gerenciamento da rede é feito obrigatoriamente pelo programa AirPort Utility, que já vem instalado no Macintosh. Um disco com a versão dele para Windows acompanha o produto.

Anúncios

One Comment

Add yours →

  1. apple fanboy 😛

    tem opcoes da cisco tb ta? BEM mais baratas e com as mesmas ou mais funcoes (tipo integraçao com o McAfee pra cloudsecurity) 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s