download


Ola, voltamos a falar de tecnologia e atendendo a pedidos hoje falamos de download, e o assunto é o torrent.

Torrent nada mais é que um protocolo de rede (internet) que permite realizar downloads de arquivos indexados em um website, porém com uma diferença, além de permitir o simples download ele introduz o conceito de compartilhar o arquivo que está sendo baixado, permitindo assim que se maximise o tempo de download, aumente as taxas do mesmo e o número de fontes.

Como assim?

Por exemplo, ao baixar um arquivo qualquer, seja um filme, uma música ou um documento você, após escolher a fonte de download inicia o processo normalmente, como em vários sites, porém no torrent sem que seja perceptivel vc não só baixa o arquivo da fonte selecionada, como também pode continuar a baixar de outras fontes (outros usuários) logados no mesmo sistema que já tenham ou estão adquirindo o mesmo arquivo.
Isso ocorre porque o torrent trabalha com arquivos particionados em pequenos pedaços, assim vc pode estar baixando a parte 27 de um arquivo e estar sedendo a outro usuário a parte 08 do mesmo e melhor se a fonte que vc estava usando se desconecta, automaticamente o sistema busca as outras fontes já indexadas e continua exatamente do ponto parado.

Estas diversas fontes são conhecidas como seeds e o arquivo particionado ganha o nome de .torrent e só é reagrupado ao final do download, onde ai sim ganha a extensão final (AVI, MOV ou MKP, por exemplo).

 

esquema de uma rede torrent
esquema de uma rede torrent

 

O processo de download

O download é realizado em duas etapas;

Na primeira, procura-se o arquivo por um site indexador, tipo um Google da vida, mas específico para o tema, como o torrentZ (http://www.torrentz.com/ ), o Monova.org e tantos outros existente no mundo todo.

Uma vez encontrado o arquivo a ser baixado, clica-se no link “baixar como torrent”, expressão mais ou menos comum em todos os sites, e um arquivo .torrent será copiado para o seu computador.
Este é o arquivo que deverá ser aberto para se iniciar o download requerido, propriamente dito e tem uma extensão bem pequena, basicamente é um atalho.

Inicia-se ai a segunda etapa que é realizar o download do arquivo em si, para isto é necessário ter um programa de downloads instalado no seu computador (chamado de client) – os mais famosos são o Limewire http://www.limewire.com/pt e o Bittorrent, sendo que o primeiro leva vantagem de possuir um anti-vírus acoplado.

 

 

limewire
limewire for mac

 

E a legenda?

Existem sites especializados em legendas como o legendas.tv e o FCL (filmes com legenda) – ambos podem ser encontrados no Google e nestes sites encontra-se o arquivo .srt (extensão do arquivo da legenda).

Para que a legenda funcione, ela deve estar no mesmo diretório que o clipe e com o mesmo nome do arquivo original, por exemplo:

 

legendas
filmes e legendas com o mesmo nome, mudando somente a extensão

 

o site FCL leva uma ligeira vantagem porque geralmente ele tem um único arquivo compactado que já contem dentro 02 arquivos, um com a legenda (SRT) e outro com o filme (.torrent) a ser baixado, porém buscar legendas na internet é uma tarefa bem simples.

Player

Os melhores tocadores no mercado são: Quicktime, da Apple executa arquivos de vários formatos mas para alguns arquivos não nativos do aplicativo é preciso baixar o plugin Perian (ambos podem ser encontrados no Google – http://perian.org/ );
O VLC, é bem leve e eficiente (gosto muito) e o DivX é muito bom também, mas bem pesado (na minha opinião).
Para PC, tem também o KMPlayer (Coreano).

Tanto o VLC, como o Quicktime e o KMPlayer também executam arquivos em HD (formato MKV, extensão do arquivo).

 

 

VLC
VLC for Mac

 

Aviso Importante !!!

Lembre-se sempre que os direitos autorais (copywrite) devem ser respeitados !
Avalie antes se o arquivo deve ser baixado e se o mesmo não desrespeita as leis locais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s