o I da CIA é do que mesmo?


CIA
CIA

 

Central Intelligence Agency ou Agência Central de Inteligência, em bom português, é a agência central norte-americana, fundada em 1947, no pós-guerra em substituição a Agência de Serviços Estratégicos; É responsável pela coleta de informações de pessoas, governos, corporações e aconselhar políticas públicas direcionando ou não o governo norte-americano, independente de ser Republicano ou Democrata, aliás uma isenção louvável que poucos serviços ou governos no mundo sabem ter.

Mas o I de Intelligence parece ter sido deixado de lado nos últimos tempos.
Funcionando muito bem durante o pós-guerra, apoiando golpes de estados e situações que garantiam a “paz norte-americana” bem como seus interesses e ideologias, desde os anos 90 a agência tem deixado de lado sua histórica eficiência e cometido grandes enganos, gafes e/ou omissões.

Liberdade Egípcia
Liberdade Egípcia

Porque disso tudo?
Porque a CIA não foi capaz de prever a crise Árabe, região tão vigiada pelos USA? o efeito dominó que varre o norte da África e o Oriente Médio se quer foi mencionado pela central de inteligência, se quer previsto.

a CIA também não previu, no seu maior erro até hoje os ataques de 11 de Setembro, ou não conseguiu evitar.
a CIA não previu a abertura soviética, a queda do muro de Berlim e o efeito dominó no leste Europeu que derrubou dezenas de governos no início dos anos 90, efeito semelhante ao que ocorre agora no mundo árabe.

a História é ciclica minha gente, não é uma ciência exata, mas se repete, tem uma certa lógica, por incrível que pareça.
governos e poderes se alternam há milhares de anos.

um dia Roma dominou o mundo e substimou a Europa, no dia seguinte foi a Europa que arruinou o maior império do mundo antigo, derrubando a clássica Roma.

um dia o Japão foi o gigante do Oriente, por séculos e séculos superior aos vizinhos e suplantando o gigante e grande rival chinês; hoje é a China que manda na Asia e muito em breve no mundo e a seu modo suplanta os eternos rivais japoneses.

Madella foi preso pelos racistas da Africa do Sul e décadas depois virou presidente; aqui mesmo no Brasil FHC e Lula perseguidos pelos militares e a ditadura brasileira viraram presidentes.

o ditado nada melhor que um dia após o outro é o resumo da história da humanidade… talvez por isso a Europa viva por tanto tempo esperando a invasão do Oriente, no sentido contrário das Cruzadas do século XII, XII e XIV.
Talvez por isso os americanos, através da CIA, vivam prevendo um futuro catastrófico para eles, mas não consigam perceber os fatos mais próximos dos dias atuais.
vivem de “prever o futuro” e talvez deixem a história escapar pelos dedos ou preferiam acreditar em um final catastrófico da humanidade a lá 2012, Um dia depois de amanhã e tantos outros blockbusters produzidos por Hollywood.

revolução francesa
revolução francesa

Acho falta a CIA a rapidez que hoje temos através de ferramentas como o Twitter e o Facebook que derrubam governos e fazem hoje as verdadeiras revoluções: as populares!
inspiradas na força das massas como aprendemos na Revolução Francesa de 1789 que iniciou a Era Contemporânea.

Quanto aos dias atuais, espero que não tenhamos tanto derramamento de sangue, ou que o máximo seja evitado, mas estamos na torcida que o Bahrein, a Líbia, o Marrocos, o Iêmen e tantos outros países árabes consigam a sonhada liberdade democrática criada pelos eternos Gregos!

Imagens da crise podem ser conferidas na FOLHA, na CNN e na AL JAZEERA.

Bahrein
Bahrein
Libya
Libya

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s