Spotlight, uma mão na roda do OS X #mac #apple


O Spotlight é para mim uma das ferramentas mais atraentes e úteis do OS X, e depois que vc se acostuma a ela… não vai querer largá-la!

Pra quem vem do iPhone a ferramenta já é familiar (se você não conhece isso no iPhone veja no final do artigo como usar).

Mas voltando… o Spotlight indexa todos os arquivos do seu computador e inicia a busca destes assim que vc começa a digitar, como no Google, que aliás “copiou” esta função e levou pra web, mas o melhor é que ele não trás só os arquivos e documentos, trás também pastas, aplicativos, imagens, páginas da web visitadas, emails, contatos, calendários e por ai vai…

Por isso é muito comum vc ouvir dos usuários de Mac que vc não precisa saber onde está o arquivo*, pois o spotlight vai achar ele pra você!

o spotlight fica na barra superior do mac
o spotlight fica na barra superior do mac

Outra função interessante do Spotlight é que ele é uma calculadora, simples e rápida, basta digitar a conta a ser feita:

* por padrão seus documentos são salvos na pasta Documentos, os downloads na Transferência e os programas na pasta Aplicativos.

A configuração do Spotlight, caso vc queira mudá-la ou omitir alguns resultados, ou mesmo mudar a ordem de exibição dos resultados, vá em menu Apple >  Preferências de Sistema > Spotlight.

Atalhos do Spotlight

Abrir o menu do Spotlight para iniciar uma busca: Comando (⌘) + Barra de espaço
Abrir uma janela de busca: Comando (⌘) + Opção + Barra de espaço
Exibir um item no Finder: Mantenha a tecla Comando (⌘) pressionada e clique no item.

Eventualmente (eu nunca vi isso em mais de 3 anos de uso) o Spotlight pode se perder e precisa ser reindexado, o sintoma disso é quanto os arquivos param de ser achados ou trazem resultados que claramente não condizem com o procurado.

Para isso, acesse este help da Apple http://support.apple.com/kb/HT2409?viewlocale=pt_BR para reindexar o spotlight, o processo é curto e fácil de ser executado.

O Spotlight tem ainda uma versão para o iOS (leia-se iPhone, iPad e iPods).
A funcionalidade é a mesma do Mac OS X de onde foi originada.

Para acessá-la basta movimentar sua tela para a primeira sessão do aparelho (onde estão os ícones padrões do aparelho como o Bolsa, Telefone, Tempo, Fotos…), estando nesta tela, arraste mais uma vez para a tela da esquerda e ai está o Spotlight.

Ele busca tudo no seu iPhone a partir do inicio da digitação, sua abrangência pode ser configurada na tela Ajuste > Geral > Busca do Spotlight.
Confira artigo no site da Apple de como configurar http://support.apple.com/kb/HT3636?viewlocale=pt_BR

Fora o Spotlight o Finder também tem ferramentas poderosas de busca, mas falamos desta em outro post, até.

Video oficial da Apple

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s