um dia a Microsoft salvou a Apple #mercado


Há pouco tempo me interessei em saber um pouco mais sobre a participação da Microsoft na Apple; Por incrível que parece existe muito pouco material disponível, até mesmo no Google 😮

Difícil, e se alguém souber pode postar ai embaixo, saber que dia que a Microsoft vendeu suas ações da empresa de Cupertino.

Mas vamos aos fatos – na década de 90 a Apple era uma empresa que tinha deixado de ser revolucionária, estava perdendo mercado dia após dia e os resultados eram muito fracos – dava-se como certo e questão de tempo que a empresa fechasse as portas.

Até ai nenhuma novidade; A reviravolta começou quando Steve Jobs voltou a empresa as vésperas de mais uma Macworld em agosto de 1997.

As notícias não poderiam ser mais chocantes!

Ao anunciar os novos rumos da empresa Steve disse que uma nova parceria iria definir os rumos da empresa – eis que surge o logo da Microsoft de Bill Gates.

Bill Gates e Jobs
Bill Gates e Jobs

Steve quebrou o silencio que se seguiu por alguns segundos no auditório para explicar a nova relação da Apple com a Microsoft:

1.    A Microsoft estava comprando as ações da Apple (150 milhões de dólares).

2.    patentes cruzadas: contemplava as existentes e as futuras nos próximos 5 anos.

3.    MS Office seria desenvolvido para a plataforma Apple nos próximos 5 anos.

4.    O Internet Explorer passava a ser o browser oficial do Mac.

5.    Mais compatibilidade entre as duas plataformas (Mac-Windows) passando pelo Java.

Terminado os anúncios surge via satélite ninguém mais e ninguém menos que Bill Gates como o redentor!
Sim a Apple foi salva pela Microsoft; estava garantida a existência da empresa, mas apesar do aporte financeiro a Microsoft apenas se tornaria acionista da Apple sem poder de voto ou decisão nos negócios e futuro da maçã.

>> Vale a pena ver o curto vídeo com as reações do público.

 

 

Cessaram os processos envolvendo as duas empresas – QuickTime que a Apple alegava estar sendo roubado pela Microsoft e copia do sistema operacional Windows. A Microsoft salvava a Apple e podia assim concentrar suas armas na sua defesa contra o Governo Norte Americano que processava por práticas ilegais de comércio.

Office estava garantido no Mac, salvando 8 milhões de usuários e o Internet Explorer era o browser padrão da maçã!!!
Internet Explorer logo se tornaria uma hegemonia no mundo dos browsers.

Algumas movimentações das ações que a Microsoft tinha da Apple ocorreram em 2000, 2001 e 2003 mas a empresa de Readmond confirmou que vendeu todas suas ações há poucos anos (talvez 2008 ou 2009) fazendo um grande lucro.
O MS Office tornou-se um sucesso para Mac e o Internet Explorer foi descontinuado tempos depois (5 anos) sendo substituído pelo Safari.

Atualmente  a Microsoft vale menos da metade que valia há anos atrás e a Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo em 2011 – as ações da Apple valem mais de 600 dólares, em 1997 a Microsoft comprou as ações por 8 dólares cada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s