Formato de Arquivos Mac x Windows


Uma das grandes dúvidas entre os usuários que migram de uma plataforma para a outra seja Windows > Mac OS X e vice versa, é a compatibilidade dos dados.

Este já foi um problema maior, mas de uns anos pra cá as diferenças passam quase que desapercebidas, assim é possível vc gerar normalmente um arquivo no Windows e abri-lo no Mac e vice versa – seja DOC, XLS entre outros, pois os sistemas operacionais entenderão o arquivo.
Claro que cada sistema possui ainda suas particularidades, como ocorre também com o Linux – e elas existem porque cada fabricante optou por registrar o seu sistema de arquivos, assim como existem várias tecnologias de Rede Celular, por exemplo – CDMA, WCDMA, GSM, Edge…
O Sistema de Arquivos é a forma como um meio de armazenamento, HD ou um pen-drive por exemplo, são entendidos e organizados.
A Microsoft registrou seus formatos – FAT32 (mais usado até Windows XP) e o ExFat (usado a partir do XP), por exemplo.
A Apple registrou o HFS e o HFS+ (também conhecido como MAC OS Estendido).
O Unix-Linux já usa o NFS, NTFS, FAT e muitos outros.
Usuários de Mac OS X quando vão formatar um pen-drive para uso em outros Macs devem optar, por exemplo, a usar o MAC OS Estendido pois este é o formato mais recente e é o padrão da Apple para Macs, iPads/iPhones, iPads entre outros.
É um sistema de arquivo rápido que suporta arquivos praticamente de tamanho ilimitados, além de serem econômicos no uso do seu disco.
…mas se vc for gravar um pen-drive para uso em uma TV, por exemplo, para assistir a um vídeo, fotos entre outros, pode ser que a sua TV só entenda formatos do padrão Microsoft – FAT ou ExFat.
o grande problema do FAT, da Microsoft, que ainda é muito usado em pen-drives é o limite do tamanho do arquivo – 4GB !!! ou seja aquele vídeo em full-HD que vc tanto queria ver na tv…
mas entre os computadores pessoais, estes problemas dificilmente ocorrem – ao espetar um pen-drive formatado como FAT32 no Mac este é reconhecido normalmente, assim como o formato HFS também será no Windows (salvo exceções de versões do Windows, por exemplo versões anteriores ao XP).
para backups do seu Mac, usando a função Time Machine formate seu HD Externo no formato OS Estendido, pois o backup será um arquivo único espelho do seu Mac – um arquivo com formato em dezenas de GB, por exemplo.
utilitario de disco
utilitario de disco
Algumas dicas finais:
1. Formatar no Windows é Apagar no Mac.
2. O Utilitário de Discos (imagem acima) é o aplicativo da Apple que faz a manutenção dos seus discos, quase que o equivalente ao Ferramentas de Sistemas do Windows.
3. Arquivos executáveis no Windows são .EXE no Mac OS X são .APP
4. Arquivos de instalação do Mac (setup) tem extensão .DMG.
5. Arquivos do Word são DOC, DOCX nos dois sistemas, assim como o Excel e o Power Point preservam suas extensões.
Anúncios

8 Comments

Add yours →

  1. Olá, Tudo bem?
    Estou com um probelma em relação ao meu HD externo, modelo samsung 640Gb.
    Eu tinha té pouco tempo um macbook, como eu ia vendê-lo, fiz um backup utilizando o time michine, entretanto, agora eu quero usar o meu hd externo no pc, mas eu não consigo ver a letra do hd. Como eu faço para ver os meus arquivos no windows, sem que eu tenha que perdê-los?

  2. Boa tarde! Eu tenho escrito alguns arquivos no Word do meu Macbook air, e quando vou abri-los em outra plataforma, a do windows por exemplo, não consigo visualizá-los, fica como um arquivo em zip, tanto o .doc quanto arquivos em PDF. Em qual formato devo salvar os arquivos para que possa ler no Word do Windows também? Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s