Formato de Arquivos Mac x Windows


Uma das grandes dúvidas entre os usuários que migram de uma plataforma para a outra seja Windows > Mac OS X e vice versa, é a compatibilidade dos dados.

Este já foi um problema maior, mas de uns anos pra cá as diferenças passam quase que desapercebidas, assim é possível vc gerar normalmente um arquivo no Windows e abri-lo no Mac e vice versa – seja DOC, XLS entre outros, pois os sistemas operacionais entenderão o arquivo.
Claro que cada sistema possui ainda suas particularidades, como ocorre também com o Linux – e elas existem porque cada fabricante optou por registrar o seu sistema de arquivos, assim como existem várias tecnologias de Rede Celular, por exemplo – CDMA, WCDMA, GSM, Edge…
O Sistema de Arquivos é a forma como um meio de armazenamento, HD ou um pen-drive por exemplo, são entendidos e organizados.
A Microsoft registrou seus formatos – FAT32 (mais usado até Windows XP) e o ExFat (usado a partir do XP), por exemplo.
A Apple registrou o HFS e o HFS+ (também conhecido como MAC OS Estendido).
O Unix-Linux já usa o NFS, NTFS, FAT e muitos outros.
Usuários de Mac OS X quando vão formatar um pen-drive para uso em outros Macs devem optar, por exemplo, a usar o MAC OS Estendido pois este é o formato mais recente e é o padrão da Apple para Macs, iPads/iPhones, iPads entre outros.
É um sistema de arquivo rápido que suporta arquivos praticamente de tamanho ilimitados, além de serem econômicos no uso do seu disco.
…mas se vc for gravar um pen-drive para uso em uma TV, por exemplo, para assistir a um vídeo, fotos entre outros, pode ser que a sua TV só entenda formatos do padrão Microsoft – FAT ou ExFat.
o grande problema do FAT, da Microsoft, que ainda é muito usado em pen-drives é o limite do tamanho do arquivo – 4GB !!! ou seja aquele vídeo em full-HD que vc tanto queria ver na tv…
mas entre os computadores pessoais, estes problemas dificilmente ocorrem – ao espetar um pen-drive formatado como FAT32 no Mac este é reconhecido normalmente, assim como o formato HFS também será no Windows (salvo exceções de versões do Windows, por exemplo versões anteriores ao XP).
para backups do seu Mac, usando a função Time Machine formate seu HD Externo no formato OS Estendido, pois o backup será um arquivo único espelho do seu Mac – um arquivo com formato em dezenas de GB, por exemplo.
utilitario de disco
utilitario de disco
Algumas dicas finais:
1. Formatar no Windows é Apagar no Mac.
2. O Utilitário de Discos (imagem acima) é o aplicativo da Apple que faz a manutenção dos seus discos, quase que o equivalente ao Ferramentas de Sistemas do Windows.
3. Arquivos executáveis no Windows são .EXE no Mac OS X são .APP
4. Arquivos de instalação do Mac (setup) tem extensão .DMG.
5. Arquivos do Word são DOC, DOCX nos dois sistemas, assim como o Excel e o Power Point preservam suas extensões.
8 Comments

Add yours →

  1. Olá, Tudo bem?
    Estou com um probelma em relação ao meu HD externo, modelo samsung 640Gb.
    Eu tinha té pouco tempo um macbook, como eu ia vendê-lo, fiz um backup utilizando o time michine, entretanto, agora eu quero usar o meu hd externo no pc, mas eu não consigo ver a letra do hd. Como eu faço para ver os meus arquivos no windows, sem que eu tenha que perdê-los?

  2. Boa tarde! Eu tenho escrito alguns arquivos no Word do meu Macbook air, e quando vou abri-los em outra plataforma, a do windows por exemplo, não consigo visualizá-los, fica como um arquivo em zip, tanto o .doc quanto arquivos em PDF. Em qual formato devo salvar os arquivos para que possa ler no Word do Windows também? Obrigado.

Deixe um comentário

