Mudança na Apple


.

a nova Apple por Tim

Pouco antes de completar seus 52 anos, na quinta-feira, 01/11, Tim Cook promoveu em Cupertino o que podemos chamar de “a maior mudança no alto escalão da Apple” desde a chegada de Steve Jobs em 1997.

Desta vez dois pesos pesados estão de partida da empresa.

London
London

O primeiro o Sr. John Browett, que veio da Dixons Retail em abril deste ano, para gerenciar as Retail Store da Apple. Desde o começo sua postura e sua visão de gerenciar o negócio de varejo causaram espanto e desconforto na cultura da Apple.

Famosa por permitir que suas lojas sejam antes de mais nada uma experiência aos usuários, a Apple passou a cortar custos e pessoas no varejo e a ter uma visão de quanto mais lucro, melhor. Desta forma Browett logo entrou em choque com o perfil da empresa.

É bom que se diga, que nestes 06 meses de Browett na Apple, suas lojas nunca deixaram de lado a experiência do usuário, a sua genius bar e a tão pouco a abordagem diferenciada junto ao cliente, mas seus funcionários estavam  sendo cobrados por outros “novos” valores. Desta forma a saída de Browett não causa espanto algum.

Scott Forstall
Scott Forstall

Já a saída do Sr. Scott Forstall foi surpresa e causou espanto geral.
O todo poderoso do iOS deixa a empresa após 15 anos, vale lembrar que ingressou na Apple quase que simultaneamente a Steve Jobs em 1997; Scott foi muitas vezes visto com um dos possíveis sucessores de Steve e atualmente era “cotado” para ser o substituto de Tim Cook no futuro, ou seja, era o 2º na linha de sucessão.

Os problemas pós lançamento da versão 6.0 do iOS que teve poucas novidades sistêmicas diante a versão 4 e 5 e principalmente os problemas com o aplicativos Mapas da Apple desgastaram o poder de Forstall.

Segundo o WSJ que acompanha de perto a Apple e tem fontes boas lá dentro há anos, a recusa de Forstall em assinar a carta que a Apple publicou se desculpando publicamente pelos erros do aplicativo de Mapas foi a gota d’água.

Dizem pelo vale do silício que Scott vinha se estranhando com Jony Ive (o Sr dos designs da Apple) e com Bob Mansfield (vice-presidente sênior da empresa).

Mas Scott não deixa a Apple já… passa a ter o cargo de Conselheiro até o final de 2013; Com isso Scott perde o poder, continua ganhando rios de dinheiro em salários e “impede-se” que vá para qualquer outra empresa, principalmente as concorrentes.
Esta é uma prática muito comum no meio empresarial norte-americano e brasileiro, por exemplo.

mais poder…

Com as duas saídas os executivos que ficaram ganham mais poder.

Jony Ive, que lidera o Design Industrial passa também agora a gerenciar a HI – Interface Humana. Desta forma os sistemas e aplicativos da maçã devem agora se aproximar ainda mais dos designares dos hardwares da empresa – uma excelente notícia.

Ive é para mim o principal executivo da empresa e o que mais me agrada.

Jony Ive
Jony Ive

Eddy Cue vai assumir o Siri e o aplicativo Mapas, e incorporar estes a diretoria de serviços online. Vale lembrar que esta frente de trabalho já produziu excelentes resultados como a iTunes Store, a App Store, a iBookstore e mais recentemente o iCloud.

Bob Mansfield que recentemente havia noticiado sua aposentadoria por motivos pessoais, vai liderar um novo grupo – o de Tecnologias.
Este grupo gerenciara a equipe de semicondutores, os serviços wireless e os famosos processadores da família A.

Por fim, e não menos importante, teremos enfim a fusão das equipes do iOS com o OS X sob comando do todo poderoso Craig Federighi.
Esta fusão evidencia ainda mais a aproximação dos dois sistemas operacionais, como já vinha ocorrendo com aplicativos como o Notas, Agenda e mais recentemente a Central de Notificações.

No link o comunicado oficial da Apple sobre as mudanças de 29/10/2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s