mail #mac


.

além do webmail…

há mais de uma década, ou quase duas, surgiram os primeiros serviços de webmail.
Hoje o termo é tão comum que talvez muitos nem se lembram… mas o webmail surgiu como uma alternativa mais light para diferenciar o aplicativo de email nativos dos sistemas operacionais.

o primeiro a conquistar seu espaço na luz do sol foi o Hotmail (1996) da Microsoft e logo foi seguido pelo Yahoo! (1997)
somente agora em 2012 que ambos foram ultrapassados pelo Gmail (de 2004).

segundo números de outubro de 2012 temos:

  1. Gmail (Google) 288 milhões de visitantes únicos
  2. Hotmail* (Microsoft) 286 milhões
  3. e Yahoo! Mail com 281 milhões.

* em 2012 a Microsoft renomeou o Hotmail para Outlook.com.


mas antes do webmail o uso do email era exclusividade de um aplicativo próprio que era executado no seu computador. Estes clientes de email ainda são muito usados, mas vem perdendo espaço para os que usam a web, assim como lentamente veem ocorrendo com outras funcionalidades dos sistemas operacionais.

A Microsoft usa no Windows o famoso Outlook, que me irrita profundamente porque costuma travar muito, quase todos os dias tenho este problema no trabalho… já a Apple usa o Mail como ferramenta nativa.

Mas para o OS X do Mac existem outras opções além da opção nativa da Apple:

  • Sparrow (recentemente adquirido pelo Google),
  • Tunderbird (Mozilla),
  • Postbox,
  • e o Outlook da Microsoft (antes chamado de Entourage).

o serviço de email da Apple, o Mail tem uma grande vantagem perante aos outros aqui citados porque ele é nativo, sua usabilidade é igual a de todas as outras funções do OS X, seja para filtrar mensagens, criar pastas, integração com o Calendário, o Contatos além de janelas nativas de anexo do iPhoto, iMovie e por ai vai…
mas também é uma ferramenta bem simples.


já o Sparrow tem em seu grande trunfo o visual leve e funcionalidades iguais da do Gmail (já era assim antes da aquisição em agosto de 2012 pelo Google).

mas voltando a falar do Mail, é facilmente configurado para quem usa os principais serviços do mundo, como o Gmail, Yahoo, Microsoft Exchange, AOL entre outros.
em uma tela e tudo está pronto! (quem usa o iPhone/iPad usa exatamente a mesma tela de configuração).

se você usa outros serviços, precisará informar alguns dados a mais como servidor de entrada (POP) e de saída (SMTP) além de informar se seu provedor de internet e email (ISP) trabalha com a tecnologia POP3 ou IMAP.

não é um bicho de 7 cabeças, mesmo porque seu provedor geralmente tem uma página de help para ajudar a configurar o email, como por exemplo esta aqui do UOL.

Conhecendo um pouco mais…

POP3 (Post Office Protocol) – é a tecnologia ainda mais utilizada para serviços de email;  ele baixa suas mensagens do servidor para o seu computador antes que você possa lê-la, funciona muito bem, mas desde que você só acesse seu correio naquele computador.

IMAP (Internet Message Acess Protocol) – é um protocolo bem mais novo e com mais recursos que o POP3, porém ainda não tão comum como o anterior. O IMAP mantem sincronizados as mensagens dos servidores na web com as de seu computador, assim ele consegue saber o que vc já leu e ainda não, independente de onde se está acessando. Assim se vc apaga uma mensagem no webmail ela apaga também no seu computador e vice e versa. A desvantagem deste servio é que ele só é acessível online, ou seja não é possível ler mensagens offline (exceto as já baixadas anteriormente).

os principais serviços de email oferecem as duas configurações.

  • Veja um pouco mais do Mail a seguir:

Site da Apple – Configurando o Mail.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s