balanço da WWDC2013


.

novidades?

os últimos dias de trabalho não tem me permitido dedicar muito tempo a este meu hoobie (este blog).
como sabem, trabalho com sistemas ERP, o SAP mais especificamente, e estou no meio de uma implantação que só terminará no próximo dia 15.

sendo assim, somente agora pude colocar “no papel”, um pouco das minhas impressões sobre o que foi a keynote da Apple no WWDC deste ano.

A WWDC é como o próprio nome diz um evento de Desenvolvimento (o D é de development) portanto em sua keynote a Apple costuma focar nisso – no software e suas evoluções.
Alguns mais novos seguidores e comentaristas da maçã chegaram a reclamar da falta de lançamento de hardwares ou gadgets novos… apesar de isso já ter ocorrido algumas vezes no passado… volto a frisar que o foco da WWDC é outro!

Mas para mim a Apple não surpreendeu, mas cumpriu seu papel – mostrou evoluções de produtos (leia-se hardwares) já existentes e focou no software – iOS e o OS X.

Então vamos resumir o que foi lançado:

Macbooks Air – parece ser o foco natural da empresa no quesito notebooks; seu designer ainda é referencia e é diferenciado, seu tamanho e seu peso ainda são imbatíveis no mercado.
como das últimas vezes ganhou apenas novidades internas – novos processadores Intel mais potentes, nova conexão WI-FI mais rápida (3x), flash drives mais rápidos (ainda) e maiores e por fim o mais interessante!
mais tempo de bateria!!!

Macs PRO – a novidade que chega para poucos, como sempre… devido ao alto preço $$$$$$$$$$ mesmo não divulgado oficialmente…. mas sabemos que será salgado!

Surpreendeu pelo visual arrojado, 1/8 do tamanho do modelo anterior.
Por ser um PRO, topo de linha a Apple não poderia se diferente que tivesse uma atualização pesada de hardware.
Processadores ultima geração da Intel, Xeon, o portas Thunderbolt 2, duas vezes mais rápida que a versão anterior que já era muito mais rápida que as portas USB.
Até 60gb de memória, 12 núcleos e permite 36 conexões externas ao mesmo tempo no equipamento…. Ufa… esta são algumas das atualizações que fazem desta nova maquina um verdadeiro avião.

Vale a pena babar, digo conferir no site que a Apple montou para o produto; um show 360° !!!

http://www.apple.com/br/mac-pro/index2.html

novo mac pro, de frente e de costas
novo mac pro, de frente e de costas

Novos Airport – rapidamente a Apple falou da renovação da linha de airports, ou seja os wifi.
Os modelos continuam os mesmos – Extreme e Time Capsule. Os que difere é a presença do disco. O que os iguala é o update no protocolo de comunicação, agora o novíssimo 802.11ac 3x mais rápida que o anterior (1300 mpbs).

 

o novo é o primeiro, os anteriores são o segundo e o terceiro da esquerda para direita; a altura justifica melhorias nas antenas e bandas de transmissão segundo a Apple
o novo é o primeiro, os anteriores são o segundo e o terceiro da esquerda para direita; a altura justifica melhorias nas antenas e bandas de transmissão segundo a Apple

 

iWork na web – pra mim as novas funções do pacote está entre uns dos TOP 3 da apresentação. Curti muito a sua versão para o iCloud permitindo agora a edição de documentos diretamente pela Web. Até então só tínhamos integração entre OSX e iOS, ou seja editava em um lugar aparecia automaticamente no outro.
Agora editamos também via web, por exemplo no Safari ou mesmo em um simples PC com Chrome.
É o office da Apple totalmente na nuvem!!!

 

Na sequencia vieram as melhorias do OSX que deixou de levar nomes de felinos e agora é uma praia da Califórnia. Entendi que as melhorias foram mais internas do que externas, ou seja invisíveis aos clientes finais (?).
Boa as melhorias do TAG e das abas do FINDER mas gostaria de mais. muito mais.
Alguns comandos insistem em não ser tão acessíveis no OS X como em outros sistemas operacionais: o que mais me irrita é Copy-Cut-Paste, e ordenar arquivos por data, nome, criação e etc… em alguns tipos de diretórios, como por exemplo no /Transferências.

Detalhes do OSX que em breve veremos está no site: http://www.apple.com/br/osx/preview/

 

por fim o que muitos esperavam… o iOS.
as mudanças foram bem vindas, tanto no interno como no externo… o visual.
gostei, não adorei !

entendi vendo alguns vídeos e reviews por ai que tivemos uma evolução, porém algumas coisas podem confundir…
talvez a Apple tenha perdido a mão em tanta simplicidade… vi telas que nem botão existe mais e pergunto: como um simples mortal vai adivinhar que ao clicar no texto X ele é um botão, outra hora não? ou seja um simples texto?

comparação 7 vs 6
comparação 7 vs 6

talvez se os icones não fossem tão flats assim… as criticas seriam menores.
achei horrível o do Safari, Game Center e Fotos por exemplo 😦

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s