Entenda os ajustes da câmera de seu iPhone – Macworld


Ela pode não ter os ajustes “tradicionais” do mundo da fotografia, como velocidade do obturador e balanço de branco, mas há várias opções que podem lhe ajudar a conseguir fotos melhores.

Em contraste a uma câmera compacta ou DSLR, o iPhone não lhe permite modificar os ajustes mais populares, como abertura, distância focal, velocidade do obturador e balanço de branco. Ainda assim há vários ajustes no app da Câmera que podem ajudá-lo a conseguir belas imagens. Vale a pena conhecê-los.

Leia também
10 dicas para fazer fotos melhores com o iPhone

Exposição e foco

Ajustar a exposição (que controla o brilho da imagem) e o foco na câmera do iPhone é fácil, basta tocar no ponto da imagem no qual você quer que a câmera baseie o ajuste. Se você se mover, ou a imagem mudar, a câmera irá recalibrar e escolher um novo ponto para fazer a medição.

Se você estiver fazendo uma foto em macro (com um objeto próximo à lente em foco, e o fundo desfocado) ou quer focar em uma área brilhante e deixar o resto da imagem “lavada”, pode travar o foco e exposição em um ponto específico. Basta tocar e segurar o dedo sobre este ponto na imagem até que uma moldura amarela pulse ao redor. Solte o dedo e as palavras Bloqueio AE/AF aparecerão no topo da imagem. Para destravar o foco e exposição, toque novamente em qualquer ponto da imagem.

CameraiPhone_BloqueioAF
Segure o dedo sobre um ponto da imagem para “travar” o ajuste de foco e exposição

Tenha em mente que a câmera sempre mede a exposição e foco juntos. Se você quiser medir a exposição em um objeto e o foco em outro, terá de usar um app de câmera de terceiros, como o excelente Camera+.

HDR

A câmera do iPhone tem o recurso HDR (High Dynamic Range), que pode ser ativado tocando nas palavras Sem HDR/Com HDR no topo (ou à esquerda, no modo paisagem) da imagem. Este recurso combina três imagens em diferentes exposições (uma subexposta, uma normal e uma superexposta) para gerar uma única foto que preserva os detalhes tanto nas áreas mais claras quanto nas mais escuras. Em um retrato ao pôr-do-sol, por exemplo, você será capaz de registrar tanto o rosto da pessoa quanto o céu vermelho como fogo.

Pode ser tentador deixar o HDR ligado o tempo todo, mas cada foto leva alguns segundos para ser processada, e as imagens extras (já que o iPhone salva duas, uma foto original e uma em HDR) podem ocupar espaço na memória rapidamente. Se você tem um iPhone 5S deixe o HDR em Auto (automático), assim o aparelho decide se o recurso é ou não necessário.

O HDR é útil em muitas situações, mas há algumas nas quais você deve evitá-lo.

Cenas em movimento: se você está fotografando um objeto em movimento ou se mexer o iPhone enquanto captura a imagem, a foto pode mostrar “fantasmas” causados pela falta de alinhamento entre as imagens, o que resulta em um objeto aparecendo em mais de um lugar.

Quando o contraste é importante: em uma boa foto é possível criar drama brincando com o contraste entre luz e sombra, por exemplo, com uma silueta escura contra um fundo branco. As imagens em HDR diminuem o contraste.

Ao registrar cores vívidas: o modo HDR pode realçar as cores em áreas “lavadas” ou escuras da imagem. Mas ao fotografar objetos e cenas coloridas que estão propriamente expostas, o HDR desatura as cores. Para evitar isso, desative o HDR. Por exemplo: se você estiver fotografando um horizonte com um céu azul e não se importa que o primeiro plano fique escuro, desligue o HDR e foque no céu para manter o azul vívido na imagem.

Quando flash é necessário: o flash não pode ser usado no modo HDR.

Captura em sequência

O iPhone 5s tem um modo de captura em sequência (Burst Mode) que captura 10 imagens por segundo. Basta segurar o botão do obturador, e quando você soltá-lo o iPhone irá analisar as imagens e sugerir a melhor. Não se esqueça de deletar as outras imagens para economizar espaço na memória.

Flash

O flash já salvou muitas fotos noturnas, mas às custas de olhos vermelhos e de cegar as pessoas fotografadas. O flash do iPhone consegue iluminar objetos a até 2 metros de distância, então se precisar usá-lo chegue perto do que deseja fotografar. E tenha em mente que ele pode deixar as imagens com um tom azulado, embora isso possa ser corrigido com um app de edição.

Há alguns casos em que você deve evitar o flash. Por exemplo:

Em grandes eventos: se você está fotografando um show, o flash do iPhone é praticamente inútil. Se você quer que a câmera compense a pouca luz, use o HDR.

Perto de vidro: se um espelho, janela, TV ou monitor estiver perto da câmera, a luz do flash pode ser refletida e criar uma “bola” de luz branca na imagem. Desligue o flash.

Fotos quadradas

As imagens quadradas se tornaram o “padrão” em redes sociais, e ficam bem em qualquer aparelho, não importa a forma como você o segura.

A câmera do iOS 7 tem uma opção para fazer fotos quadradas, basta deslizar o dedo para a esquerda sobre a imagem e selecionar o modo Quadrado. É uma boa opção para os usuários do Instagram, já que permite fotografar na proporção correta e ao mesmo tempo usar todos os recursos da câmera, como zoom e HDR.

Filtros

Quem tem um iPhone 4 ou mais recente com o iOS 7 pode usar “filtros” com preview em tempo real ao capturar uma imagem. Os efeitos vão de um dramático preto-e-branco a efeitos com cores.

CameraiPhone_Filtros-400px
Os filtros do iOS 7

Para escolher um filtro, clique nos três círculos no canto inferior direito da imagem. Ele ficará ativo até que você o remova (escolhendo o filtro Nenhum). Infelizmente não é possível usar os filtros nos modos de vídeo ou panorama, e você não pode remover o efeito depois que a imagem for salva, portanto para imagens mais importantes pode ser melhor fotografar sem filtro e adicionar um efeito depois usando um editor de imagem ou mesmo o app Fotos: abra a imagem, clique em Editar no canto superior direito, clique no botão de filtros no rodapé da tela e escolha seu favorito.

Grade

Fotógrafos e artistas seguem algumas regras de composição, e uma delas é a “regra dos terços”. Ela diz que fotos e vídeos parecem melhores quando o assunto principal está fora de centro, a cerca de um terço do topo, esquerda, direita ou fundo da imagem. A regra sugere dividir a imagem em partes iguais usando duas linhas horizontais e duas verticais, e colocar os elementos mais importantes da foto ao longo destas linhas ou em sua intersecção.

CameraiPhone_Grade-580px
Habilite a grade para seguir a regra dos terços

Um fotógrafo experiente pode simplesmente imaginar as linhas enquanto compõe a imagem. Mas não se sinta envergonhado se você precisar de uma ajudinha: abra o appAjustes, toque em Fotos e Câmera e habilite a opção Grade. Isso irá mostrar uma grade (que não aparecerá na foto) sobre a imagem, ajudando-o a seguir a “regra” sem esforço.

Entenda os ajustes da câmera de seu iPhone – Macworld.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s